Oferecer uma experiência superior ao produtor é a forma de vencer hoje no concorrido mercado agrícola e pecuário. Quatro perguntas e respostas mostram como a Markestrat tem atuado auxiliando empresas do agronegócio a estruturarem uma plataforma de gestão da jornada de experiência do produtor agrícola

O que é a Plataforma de Experiência Agro Markestrat?
Com base em estudos comportamentais consolidados de experiência do cliente e inspirações vindas de aplicações práticas de modelos de negócio inovadores em diversos setores, a Markestrat desenvolveu e vem modernizando dia a dia sua metodologia. A abordagem Markestrat conta com a análise e entendimento profundo da jornada do produtor e de suas experiências. Posteriormente é iniciado o processo de estímulo a melhoria e inovação da gestão desta jornada por empresas tais como fornecedores de insumos, indústrias, cooperativas e revendas, além de tradings e agroindústrias.

Como Mapeamos a Jornada do Produtor de uma forma única?
Apesar de entendermos que o produtor é um cliente de determinado produto (foco das empresas), o método garante uma visão mais ampla pois tem como ponto de partida o entendimento de seu ciclo produtivo, seja ele um agricultor ou pecuarista. Suas diversas atividades são levantadas por meio de entrevistas de preparação. Os touchpoints são identificados e analisados em detalhes e um conjunto de interações é mapeado dentro desse amplo contexto. É fundamental a percepção das interações do produtor não apenas com um produto ou segmento específico, mas também sua relação com produtos complementares, atividades importantes, influenciadores e, mais que isso, é importante entender como o produtor se sente em cada um dos momentos relevantes na sua atividade. Na visão da empresa, o resultado final é um mapa claro de melhorias, potenciais parcerias e principalmente, a oportunidade de transformar a relação cliente-empresa.

Como produzimos insights para melhoria da experiência do produtor com a empresa analisada?
Esse é o momento de conexão da Jornada, ou seja, da visão externa, com a realidade da empresa que busca impulsionar o seu relacionamento com o cliente.

Tendo analisado a jornada, com o detalhamento do conjunto de decisões que o produtor toma, como ele está se sentindo e trazendo uma visão ampla por meio da análise crítica de seu mapa de empatia, dores, ganhos e touchpoints que percebe temos a base para o início do processo de ideação e criação de insights. O próximo passo é analisar o outro lado, ou seja, a empresa fornecedora para este produtor. Nesse sentido, mapeamos objetivos de negócio, recursos e competências internas. Os insights surgem quando iniciamos o processo de cruzamento dos objetivos da empresa com as necessidades reais do produtor por meio de perguntas como: quais objetivos específicos da empresa em cada uma das etapas da jornada desse produtor? Quais recursos podemos potencializar e como? Existem novas iniciativas a serem criadas?

O que efetivamente a empresa precisa implementar depois de um projeto de análise e gestão da jornada do produtor?
Oferecer uma experiência superior ao produtor é a forma de vencer hoje no concorrido mercado agrícola e pecuário. Quatro perguntas e respostas mostram como a Markestrat tem atuado auxiliando empresas do agronegócio a estruturarem uma plataforma de gestão da jornada de experiência do produtor agrícola

O que é a Plataforma de Experiência Agro Markestrat?
Com base em estudos comportamentais consolidados de experiência do cliente e inspirações vindas de aplicações práticas de modelos de negócio inovadores em diversos setores, a Markestrat desenvolveu e vem modernizando dia a dia sua metodologia. A abordagem Markestrat conta com a análise e entendimento profundo da jornada do produtor e de suas experiências. Posteriormente é iniciado o processo de estímulo a melhoria e inovação da gestão desta jornada por empresas tais como fornecedores de insumos, indústrias, cooperativas e revendas, além de tradings e agroindústrias.

Como Mapeamos a Jornada do Produtor de uma forma única?
Apesar de entendermos que o produtor é um cliente de determinado produto (foco das empresas), o método garante uma visão mais ampla pois tem como ponto de partida o entendimento de seu ciclo produtivo, seja ele um agricultor ou pecuarista. Suas diversas atividades são levantadas por meio de entrevistas de preparação. Os touchpoints são identificados e analisados em detalhes e um conjunto de interações é mapeado dentro desse amplo contexto. É fundamental a percepção das interações do produtor não apenas com um produto ou segmento específico, mas também sua relação com produtos complementares, atividades importantes, influenciadores e, mais que isso, é importante entender como o produtor se sente em cada um dos momentos relevantes na sua atividade. Na visão da empresa, o resultado final é um mapa claro de melhorias, potenciais parcerias e principalmente, a oportunidade de transformar a relação cliente-empresa.

Como produzimos insights para melhoria da experiência do produtor com a empresa analisada?
Esse é o momento de conexão da Jornada, ou seja, da visão externa, com a realidade da empresa que busca impulsionar o seu relacionamento com o cliente.

Tendo analisado a jornada, com o detalhamento do conjunto de decisões que o produtor toma, como ele está se sentindo e trazendo uma visão ampla por meio da análise crítica de seu mapa de empatia, dores, ganhos e touchpoints que percebe temos a base para o início do processo de ideação e criação de insights. O próximo passo é analisar o outro lado, ou seja, a empresa fornecedora para este produtor. Nesse sentido, mapeamos objetivos de negócio, recursos e competências internas. Os insights surgem quando iniciamos o processo de cruzamento dos objetivos da empresa com as necessidades reais do produtor por meio de perguntas como: quais objetivos específicos da empresa em cada uma das etapas da jornada desse produtor? Quais recursos podemos potencializar e como? Existem novas iniciativas a serem criadas?

O que efetivamente a empresa precisa implementar depois de um projeto de análise e gestão da jornada do produtor?
Entendendo os insights como um conjunto de possíveis ações que a empresa pode desenvolver para chegar ao produtor, o passo seguinte é usá-las para a construção da plataforma de experiência do cliente. Nesse sentido, o aspecto principal é entender como as iniciativas e suas interfaces com os clientes em canais múltiplos, devem ser organizadas de forma integrada e sequencial. A experiência superior que seu cliente vivenciará parte da construção do caminho ideal de interações entre as duas partes. Desenvolvemos e planejamos a implementação de ferramentas digitais, processos de trabalho, treinamentos de mudança comportamental do time de interação e suporte aos clientes, buscando sobretudo resguardar a experiência ao longo da jornada de compra.

Entendendo os insights como um conjunto de possíveis ações que a empresa pode desenvolver para chegar ao produtor, o passo seguinte é usá-las para a construção da plataforma de experiência do cliente. Nesse sentido, o aspecto principal é entender como as iniciativas e suas interfaces com os clientes em canais múltiplos, devem ser organizadas de forma integrada e sequencial. A experiência superior que seu cliente vivenciará parte da construção do caminho ideal de interações entre as duas partes. Desenvolvemos e planejamos a implementação de ferramentas digitais, processos de trabalho, treinamentos de mudança comportamental do time de interação e suporte aos clientes, buscando sobretudo resguardar a experiência ao longo da jornada de compra.