Por Fabio Matuoka Mizumoto

Como pode o fundador(a) de uma empresa perpetuar o seu jeito de fazer mesmo por gerações que não puderam ter o seu convívio? No mundo de mudanças, como é possível inovar sem perder as suas origens? Qual é o papel das novas gerações? Estas foram algumas das questões debatidas no webinar da youShare.online, realizado em 01/07/2020, que contou com a participação da Alessandra Nishimura e da Helena Brennand.[1]

A Helena não conheceu o seu bisavô, fundador da Cornélio Brennand, um dos grupos empresariais de destaque do nordeste brasileiro. Tendo falecido cinco anos antes do nascimento da Helena, o bisavô deixou como herança o hábito de contar estórias e contos que transmitem, por gerações, o valor do trabalho para gerar emprego e desenvolvimento para todos os brasileiros.

A Jacto é uma empresa reconhecida por inovar em tecnologias para o sucesso do agronegócio, tendo transformado a cafeicultura ao viabilizar a colheita mecanizada. De acordo com a Alessandra, representante da terceira geração da família que controla a Jacto, é fundamental que a família seja forte e saudável para se dedicar aos objetivos de negócio ao invés de perder foco com disputas entre familiares. Esta solidez foi o que permitiu, por exemplo, a contratação de CEOs de mercado, algo que teria criado guerras em outras famílias. A família Nishimura estabeleceu a tradição como valor de seu fundador e a inovação como valor da terceira geração, em sinalização clara que estes caminham juntos para a continuidade.

A nova geração tem papel fundamental na preservação dos valores da família. “Mas não adianta ter os valores escritos em um quadro bonito na parede, estes valores tem que ser praticados” – comentou a Alessandra. Na mesma linha, a família da Helena registrou no livro comemorativo dos 100 anos do grupo Cornélio Brennand os episódios que demonstraram como os valores são praticados. Por exemplo, muito antes do rigor das leis ambientais, a família já se preocupava com a preservação de matas e desenvolvia o reflorestamento para atender as necessidades do grupo.

Tudo isto é possível se a família está organizada, preparada e consciente para mobilizar o seu melhor para o negócio. A terceira geração da família Nishimura agora tem representantes tanto na gestão quando no controle enquanto que a quarta geração da família Brennand não se envolve no dia a dia das operações. Portanto, a governança familiar é a chave para manter os valores do lado do ativo ao invés do passivo no balanço das empresas.

Mesmo em grandes empresas listadas é possível observar a importância de se manter os valores do fundador. Talvez este tenha sido um dos motivos para Bill Ford Junior, bisneto de Henry Ford, ter sido alçado a presidente do conselho mundial da Ford. Claro que o bisneto pode também entregar a sua visão, a sua liderança entre outras habilidades que poderiam ser contratadas a mercado, mas a diferença está na proximidade com os valores do fundador.

[1] Fonte: YouTube, 01 de julho de 2020, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MebHPQlQ3EY&t=38s