Análise de Viabilidade e Retorno sobre o Investimento
Juliana Bergamini
Análise de Viabilidade Financeira: Metodologias Essenciais para Projetos de Investimento
Investir em projetos requer uma análise cuidadosa para garantir que o capital seja alocado de maneira eficiente e que os retornos esperados sejam alcançados. Existem várias metodologias de análise de viabilidade financeira que auxiliam na tomada de decisões fundamentadas. A seguir são apresentadas 3 das principais metodologias consideradas pelas empresas no momento de decidirem prosseguir ou não com uma possibilidade de investimento:
Payback:
O Payback (tempo de retorno do investimento) avalia quanto tempo levará para recuperar o investimento inicial realizado. Quanto mais curto o período de retorno, mais rápido o investimento se paga. Existem dois tipos de payback: o simples e o descontado, sendo o descontado mais utilizado em análises financeiras mais rigorosas por considerar o valor do dinheiro ao longo do tempo, ou seja, considera o custo de oportunidade do capital.
Valor Presente Líquido (VPL ou NPV):
O VPL compara o valor presente dos fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente pela taxa de custo de capital com o investimento inicial. Um VPL positivo indica que o projeto apresenta boas possibilidades de gerar valor, retorno para os investidores. Um VPL positivo, portanto, indica que os fluxos de caixa futuros superam o investimento inicial realizado. Um ponto essencial ao uso do VPL é a necessidade de adoção de premissas consistentes para projetar as possíveis entradas e saídas de caixa atreladas ao projeto, e estimar a taxa representativa do custo de capital.
Taxa Interna de Retorno (TIR):
A TIR é uma das principais ferramentas de análise de viabilidade financeira e é fundamental para responder qual é a taxa de retorno que um investimento deve gerar para ele ser considerado viável. A TIR é a taxa de desconto que faz com que o VPL do projeto seja igual a zero. Se o VPL for igual a zero, isso significa que o investimento inicial é igual ao valor presente de todos os fluxos de caixa futuros, o que implica que a taxa de retorno obtida é a mesma que a taxa de desconto aplicada (custo de capital). Se a TIR encontrada for maior que a taxa de custo de capital (ou taxa mínima de atratividade), o projeto é considerado viável e geralmente vale a pena ser realizado. Isso significa que o projeto gera um retorno superior à taxa de oportunidade da empresa. Já se a TIR for menor do que a taxa de custo de capital, o projeto não é considerado viável. Nesse caso, o projeto não é capaz de gerar retornos suficientes para compensar o custo de oportunidade do capital investido, tornando-o menos atraente.
Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é essencial considerar os riscos, a estratégia da empresa e os objetivos de longo prazo. A análise de viabilidade financeira é uma ferramenta poderosa para orientar essas decisões e maximizar os retornos dos investimentos.