Por Fabio Matuoka Mizumoto

A briga de irmãos pode também significar uma divergência entre sócios que impacta a programação do final de semana. Bem, mas pode ser ao contrário, uma disputa no almoço de domingo leva a problemas de alinhamento dos sócios que acaba por atrapalhar o relacionamento familiar. Percebem como as brigas impactam as famílias empresárias?

Alguns conflitos atravessam gerações! Isto porque a nova geração cresce ouvindo as reclamações e as acusações em família. Por uma questão de fidelidade ao seu núcleo familiar, os novos compram as dores dos pais e assim os conflitos em família são transmitidos de geração em geração.

O que fazer para prevenir as brigas? Compartilhamos três dicas:

  1. Estabeleça uma governança familiar. As regras de interação entre família e negócios ajudam a alinhar expectativas, a colocar incentivos para que as brigas não aconteçam ou que pelo menos haja um fórum para encaminhamento que minimize seus impactos;
  2. Pratique a separação entre razão e emoção. Sabemos como é difícil colocar isto em prática em meio a uma briga, mas se trabalhamos na prevenção, podemos adotar critérios mais racionais para a prevenção do conflito;
  3. Tenha disciplina. Monitore o que pode dar errado e conduza conversas de alinhamento, de atualização das regras. Veja se as pessoas estão entendendo a importância de se prevenir as brigas. Mostre o valor da prevenção e pratique os acordos estabelecidos.

A família empresária, ao se propor a seguir estas três dicas, perceberá que ao convidar as pessoas para estabelecer as regras da governança familiar já estará praticando a comunicação, a empatia, no sentido de se colocar no lugar da outra pessoa. Isto tudo sendo feito com antecedência, dará condições para reconhecer as emoções e como elas podem ajudar ou atrapalhar, sendo que a família poderá combinar dentro de uma certa racionalidade. Ao passar por estas etapas, as pessoas terão demonstrado disciplina em projetar situações, em rever questões do passado e trazer para combinados que na prática irão prevenir as brigas.

As brigas em família ocupam as manchetes dos jornais e até parece que as famílias empresárias são “briguentas”. Mas é fato que muitas famílias simplesmente não aparecem, afinal, uma família que se entende, que tem as suas divergências e sabe lidar com elas não gera interesse do público em geral. Isto interessa a todos os membros da família, portanto, previna as brigas!