Por Fabio Matuoka Mizumoto

Você certamente já teve brigas em família. É bem provável que você se lembre do dia, da hora, da roupa que estava vestindo, do cheiro que estava no ar, entre tantos outros detalhes daquele episódio que foi marcante em sua vida. Os motivos que levam à briga em família são dos mais diversos e não faremos uma lista aqui (até para não sugestionar e nem incentivar as brigas….) mas vamos dividir algumas dicas sobre como lidar com as brigas:

  • Separar a essência da forma. Será que estamos, de fato, divergindo na decisão ou na opinião? Será que estamos disputando quem dá a palavra final? Será que a briga na verdade acontece porque ninguém quer dar o “braço a torcer”? É impressionante a quantidade de episódios que acumulamos em nossas vidas em que brigamos mesmo concordando. A dica é separar a essência da forma, muitas vezes vale escrever o que cada um está dizendo ou até mesmo desenhar. Você vai reparar que isto ajuda a evitar os “apelos” que surgem quando alguém está perto de ceder para cessar a briga e aí surge o “mas também tem…” que muitas vezes acaba por adicionar mais lenha na fogueira.
  • O poder do silêncio. Experimente ficar em silêncio quando a briga está acontecendo. Simplesmente pare de falar para prestar atenção à situação. Mas cuidado para não ser mal entendido, você não pode demonstrar indiferença com o que está acontecendo, o silêncio tem que ser ativo. Isto significa parar para ouvir e analisar, ou seja, você está prestando atenção e não simplesmente ficando quieto como quem levanta os ombros em sinal de pouco caso.
  • Fazer a outra parte se sentir ouvida. Talvez esta seja a dica que mais demande paciência e disciplina em meio à uma briga. Escute a outra pessoa mesmo que você inicialmente não concorde com o posicionamento dela. Mas ao ouvir você terá condições de praticar a separação da essência da forma, de praticar o poder do silêncio e ainda mais, vai ganhar a outra parte que se sentirá ouvida. Surpreendentemente, muitas disputas se encerram quando a outra pessoa se sente ouvida com atenção!

As brigas fazem parte das nossas interações sociais. Algumas pessoas tem mecanismos “natos” de superar as brigas com bom humor, fazendo piada ou sendo “cuca fresca” mas isto pode não funcionar para qualquer pessoa e nem ser apropriado para todos os contextos. Compartilhamos algumas dicas sobre como superar as brigas em família e que devem ser utilizadas quando elas acontecerem!